quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Participação da mulher no mercado de trabalho

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011 1


Movidas pela necessidade de contribuir para a manutenção da família, ou mesmo pelo desejo de obter realização profissional, as mulheres estão, ao longo desta década, cada vez mais presentes no mercado de trabalho. Apesar de os homens ainda terem uma participação bem mais expressiva (74,5% dos homens fazem parte da força de trabalho) que as mulheres (50,2% encontram-se na mesma situação), de 1989 até 1996 a taxa de participação feminina cresceu 8,9%, enquanto a masculina caiu 3,6%.

A quantificação e a análise da incorporação da mulher no mundo do trabalho tornou-se uma questão prioritária. Isso se deve não só à importância da luta pela emancipação feminina e de igualdade entre os gêneros, como pelo crescente peso específico das mulheres no mercado de trabalho. Além disso, há a possibilidade de as novas configurações do trabalho serem mais adequadas às aptidões e características femininas, que as encontradas no mercado de trabalho até alguns anos atrás. O aumento recente da participação feminina no mercado de trabalho resulta, principalmente, da maior inserção de mulheres na faixa etária de 25 a 39 anos e de 40 anos e mais, cujas taxas alcançaram patamares sucessivamente mais elevados, com expansões de 16,5% e 20,1%, respectivamente, desde o início dos anos 90. Nesta década, houve redução apenas das taxas das mulheres com menos de 18 anos, situação bem distinta à da população masculina, para a qual houve queda das taxas de participação em todas as faixas etárias.

Mecado de trabalho e suas atualidades



Com certeza você deve se lembrar de como era o modelo de profissional que as empresas queriam no passado. Se você não se lembra. Pode deixar que eu vou refrescar a sua memória. Naquela época, os profissionais deveriam ser pessoas pacatas, seguidoras, leais, pacientes, especialistas e executoras. Uma pessoa entrava com 19 anos em uma empresa e saia somente após ser aposentada. Voltando no tempo mais uma vez, você deve se lembrar de qual era o tipo de emprego que seus pais ou avós achavam o ideal para qualquer pessoa. Eu aposto que você disse o serviço bancário. Hoje em dia as coisas mudaram, e muito, o avanço da tecnologia proporcionou um aumento significativo dos meios de trabalho, diversas áreas foram criadas, e novas setores totalmente inovadores também foram implantados, o que atraio significamente o numero de jovens no mercado de trabalho. Atualmente as empresas tem aberto diversas portas para o ingresso de jovens no mercado de trabalho, com isso, exigisse cada vez mais da preparação desses adolescentes.
 
Mercado de Trabalho ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates ► Distribuído por Templates